Trabalho Corros O Atualizado
ENGENHARIA AGRONOMICA
MAIKON GRESLEY ALVES SOUSA
QUIMICA NA ENGENHARIA AGRONOMICA
São Carlos
Maio/2014
MAIKON GRESLEY ALVES SOUSA
QUIMICA NA ENGENHARIA AGRONOMICA
São Carlos
Maio/2014
Lista de Figuras
Figura 1: Corrosão na interface concreto-armadura
Figura 2: Corrosão eletrolítica em tubos de aço-carbono
INTRODUÇÃO
A importância crescente dos produtos químicos que caracteriza a industrialização da agricultura, começou com os adubos epesticidas, cujas tonelagens utilizadas aumentaram regularmente, de ano após ano, em todos os países do mundo.
Consideram que os adubos químicos são a chave do progresso agrícola Mas a invasão química não ficou por aqui. Passo a passo, a química penetrou em todos os domínios da atividade agrícola; sempre que possível, o produto químico substitui o homem, a máquina, a planta ou o animal.
Veja por exemplo alguns exemplos dessa invasão:
A corrosão é um dos principais problemas que podem ser encontrados em uma obra. Do ponto de vista econômico, os prejuízos causados atingem custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento; isto sem falar dos acidentes e perdas de vidas humanas provocadas por contaminações, poluição e falta de segurança dos equipamentos.
O processo de corrosão funciona da seguinte forma: o aço oxida quando é exposto a gases nocivos ou umidade, provocando alterações nos elementos estruturais. Com isso, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade e estética
Figura 1: Corrosão na interface concreto-armadura
Em alguns casos, quando a corrosão está em níveis elevados, a remoção se torna impraticável, o que ressalta a importância da prevenção e do controle para evitar esse tipo de problema. “Quase todos os processo de corrosão são espontâneos. O que muda são as velocidades de ocorrência, e isto depende de vários fatores como o tipo de