Trabalho de Corros o
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA – COEQ
CORROSAO
Atividade Avaliativa
Bismarque Pires Nunes Junior
Miquéias Carneiro Adebal
SÃO LUÍS - MA
2015
1- Introdução
Desde a pré-história, quando o homem aprendeu a trabalhar com os metais, ele vem lutando contra um problema sério: a corrosão. Ainda hoje a corrosão causa grandes transtornos nas mais variadas atividades e provocam muitos prejuízos materiais incluindo a própria segurança do homem. A corrosão pode ocasionar fraturas repentinas de partes criticas de equipamentos, causando acidentes que podem até resultar em perda de vidas. Mesmo em casa e em nossas atividades de rotina percebe-se o processo corrosivo em geladeiras, fogões, automóveis, entre outros.
A corrosão pode ser definida como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação física, química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. Sendo a corrosão, em geral, um processo espontâneo, está constantemente transformando os materiais metálicos de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam. A deterioração causada pela interação físico-química entre o material e o meio em que se encontra leva a alterações prejudiciais e indesejáveis, sofridas pelo material, tais como: desgaste, transformações químicas ou modificações estruturais, tornando o material inadequado para o uso.
O conhecimento tanto dos princípios da corrosão quanto da proteção anticorrosiva se apresenta como um desafio no campo da engenharia de equipamentos.
Dentre os diversos materiais que podem sofrer a corrosão o aço carbono é o mais usado na indústria de maneira geral e, cerca de 20% do aço produzido destina-se a reposição de partes de equipamentos, peças ou instalações corroídas. As indústrias de petróleo e petroquímicas são as que mais sofrem ataque de agentes corrosivos que causam prejuízos em