TRABALHO DE CONFORTO II
A utilização da iluminação natural nas edificações, se projetada de forma correta, pode prover à edificação uma arquitetura de expressão única, com espaços de alta qualidade, baixos gastos energéticos, maior conforto visual e maior índice de satisfação dos usuários.
A Luz Natural pode ser utilizada para reduzir o consumo de energia com iluminação.Para que isso seja possível, deve-se buscar explorá-la de forma integrada com os sistemas de iluminação artificial. Isso pode ser feito de diversas maneiras, devendo o arquiteto conhecer o comportamento dos dispositivos utilizados para iluminação natural e dos componentes do sistema de iluminação artificial, integrando-os em um único sistema.
Sempre que a luz natural for adequada às necessidades de iluminação do ambiente, a iluminação artificial deve ser desativada ou reduzida. Alguns sistemas de controle (sensores fotoelétricos) podem ser empregados com essa finalidade. Além de que o ingresso de luz natural incrementa o consumo de energia para o condicionamento térmico, através do ganho de calor.
TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL
Light–Shelf
O light self é um elemento que divide a abertura em duas porções horizontais, sendo a superior destinada à iluminação e a inferior à visão e ventilação. É responsável por interceptar a radiação direta do sol e redirecionar a luz para o forro, reduzindo o ganho de calor e uniformizando a distribuição de luz natural nos interiores. A proteção externa bloqueia a radiação direta, antes de esta penetrar pelo vidro, o que minimiza sensivelmente o efeito estufa
Átrio
Átrio é o espaço central de uma edificação, aberto na cobertura muito utilizado como estratégia de iluminação para captação de luz em edifícios com múltiplos andares
Duto Com Espelho Os espelhos refletem luz, espalhando-a pelo cômodo e podem ser usados em paredes e móveis. "Uma decoração mais clean ajuda a iluminar os ambientes.
Persianas Flexíveis Utilizado na parte