Trabalho de conclusao adminstração
Segundo as estatísticas mostram que a maioria das empresas familiares, em todo o mundo, não conseguem chegar a transição para a 3º geração.
A empresa familiar tem várias vantagem competitivas, que os rodeiam, como a alavancagem do nome da família, confiança entre seus integrantes.
Essas empresas podem ter um longo caminho sem obstáculos, através de um processo de constante renovação, desde que os mesmo sobrevivem aos desafios e se adaptem ás mudanças, de qualquer outra organização.
[...]É importante observar que os principais desafios e as mudanças podem ser previstos, desde que a família empresária entenda o ciclo de vida do seus negócios. (Exame Abril, 2013)
Uma empresa familiar para obter sucesso na trajetória, o mesmo tem que trabalhar em harmonia com vários estágios de sua evolução: empreendedorismo, sobrevivência, crescimento, governança, renovação e declínio. Cada uma dessas fases tem seus próprios desafios e fatores diferenciadores que determinarão a viabilidade do negócio, a longo prazo.
1) Primeira Fase: Empreendedorismo
Fase inicial, o fundador declara que está explorando uma oportunidade de negócio e que está muito motivado para leva-lo adiante. O mesmo vê muitas oportunidades os ninguém vê.
Foco é a viabilidade do negócio, ou seja, encontrar clientes para apoiar que a empresa se por no mercado. A família em muitas vezes, o principal colaborador de mão-de-obra para a empresa.
2) Segunda Fase: Sobrevivência
Nesta fase a empresa desenvolve um grau de formalização de sua estrutura e estabelece suas próprias competências distintivas. O objetivo, é gerar receita suficiente para continuar as operações e financiar o crescimento da empresa, para que ela consiga se manter no mercado competitivo.
3) Terceira Fase: Crescimento
Esta fase a empresa tenta aumentar colocação no mercado, mostrando novos produtos e serviços novos e inovadores ao mercado. Expandindo suas operações em outras regiões, garantindo financiamentos para