TRABALHO DE CONCLUS 1
DISCIPLINA:CURRICULOS E PROGRAMAS
TEMA: CURRICULOS OCULTO
ALUNO:SELMA RIBEIRO NERES BARBOSA
CÓDIGO:1286577
CURSO: PEDAGOGIA
POLO:PORTEIRINHA,MG
UNIVERSIDADE: CRUZEIRO DO SUL
Existem três tipos de Currículo, Currículo Formal, Currículo Real e Currículo Oculto.
CURRÍCULO FORMAL: estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo; encontrado nas leis, nos parâmetros e diretrizes curriculares.
CURRÍCULO REAL: acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino; sendo um conjunto de experiências, de tarefas, de atividades, que geram ou que se supõe aprendizagem.
CURRÍCULO OCULTO: usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores, representando tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar; sendo oculto por que não aparece no planejamento do professor.
O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos. E estabelece uma rede de suposições que visa determinar regras sobre a conduta dos estudantes.
Esse processo é uma maneira bastante tímida de trabalhar conceitos transversais para a formação global do aluno, uma vez que tais intervenções acontecem, geralmente, sem que estejam deliberadamente sistematizadas ou incluídas nas disciplinas.
Em um currículo oculto, as suposições em sala de aula não podem ser planejadas, pelo próprio fato de serem tácitas e incidentais. Dessa maneira, um tema importante ou um assunto de interesse fica sujeito a um acontecimento para vir à tona.
Em tempo, a escola deve ter condições de constituir a educação por meio de estratégias pedagógicas que visam à capacidade de