Trabalho de comportamental
O Behaviorismo é um tipo de filosofia da ciência do comportamento. Segundo Skinner (1998, p.7) “O Behaviorismo não é a ciência do comportamento humano, mas, sim a filosofia dessa ciência”. Tendo como principais características o homem como medida que constrói o conhecimento, pois interage com o meio, aceita todos os fenômenos comportamentais (sonhos, sentimentos), todos os nossos comportamentos são selecionados de acordo com os estímulos recebidos, os comportamentos encobertos são resultados da interação com o meio e o mundo externo pode alterar o mundo interno. Já a Análise Comportamental é uma abordagem da psicologia Segundo Moreira e Medeiros (2007, p.99) “A Análise comportamental é uma abordagem psicológica que busca compreender o ser humano a partir se sua interação com seu ambiente”. Quatro fatores compreende o significado de ambiente para Análise Comportamental: o primeiro refere-se ao mundo físico, o segundo ao mundo social, terceiro a historia de vida do indivíduo e quarto nossa interação com nós mesmos. Compreender essa interação das pessoas com o ambiente tornar possível fazer com que os indivíduos se comportem de forma diferente
Tendo em vista que as formas de interação organismo e ambiente são básicas e comuns às diversas espécies de animais, o comportamento de animais (não humanos) é estudado como referencia ao comportamento humano. O sujeito experimental relatado nesse trabalho é um rato albino, de linhagem Wistar, descendentes do rato norueguês, espécie Rattus Norvegicus.
Ao longo desse trabalho tentamos identificar como o indivíduo interage com o seu ambiente a partir de conceitos básicos da Análise Experimental do Comportamento, os princípios do Behaviorismo Radical e a aplicabilidade da Análise do comportamento.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Compreender os conceitos que constituem o Behaviorismo Radical e identificar e discutir os conceitos fundamentais da Análise Experimental do Comportamento.