APH - enfermagem
Conduta de um profissional socorrista do SAMU.
Cenário – Parte I
Você é acordado às 4 da mahã de um sábado para atender à um atropelamento ,quando está indo para a ambulância percebe que está chovendo ,a temperatura é de 10graus c . Informam-no também que após atropelarem o pedestre o carro atingiu o poste de luz , está vazando fluido do veículo para rua formando um lençol com água da chuva ; a central informa ainda que de acordo com os expectadores a paciente perdeu a consciência .Na chegada você não observa qualquer outro risco a segurança na sua avaliação da cena .
1- Quais as suas preocupações a respeito dessa cena ?
Primeiramente o estado da vitima devido a chuva e a baixa temperatura e juntamente com isso os riscos que envolvem o poste de luz e a chuva e a sinalização do local pois tanto há risco de um mega curto circuito devido uma fiação solta ou algo do genêro em contato com a chuva e também de um novo acidente já que está chovendo e o local extremamente escorregadio .
Cenário 2 :
Expectadores confirmam que observaram a perda de conciência da paciente por vários minutos ,uma mulher jovem . Você se ajoelha junto a cabeça e observa que ela está consciente , com as roupas molhadas e posiciona suas mãos para proceder a imobilização cervical . Em resposta a sua pergunta ela informa que a queixa principal é dor nas pernas .Seu questionamento atende a dois propósitos ,um de obter a queixa principal e outro de observar seu esforço respiratório ,observando que a fala é dificil apenas porque treme o maxilar pelo frio. Não observando dispnéia prossegue com as perguntas ,enquanto seu parceiro afere os sinais vitais , a paciente responde suas perguntas demonstrando estar orientada em relação a sua localização e o que aconteceu com ela.
1- Quais são os problemas para os quais você deve manter uma elevada suspeita na sua avaliação ?
Se há lesões com sangramento na vitima , onde houve o