trabalho de comercio exterior
1 – Porque os países têm procurado se especializar na produção de alguns produtos, principalmente aqueles em que tem maiores vantagens competitivas? Os países devem se especializar na produção dos bens para os quais possuam vantagens comparativas, oriundas da abundância dos fatores utilizados na produção desses bens. Por outro lado, a teoria das vantagens competitivas buscou elucidar empiricamente as determinantes da capacidade competitiva de determinados países, com o objetivo de verificar como emergem as vantagens obtidas no comércio internacional.
2- Qual o impacto da concorrência internacional nas empresas? Em um ambiente em que, a competição é intensa, os mercados são vulneráveis, a clientela é versátil e a tecnologia evolui, a mudança tem se constituído. Nenhuma organização consegue sobreviver por muito tempo produzindo simplesmente um dado de conjunto de produtos ou serviços. Para obterem sucesso as organizações precisam inovar desprender-se dos modelos tradicionais de desenvolvimento e crescimento, saltar para modelos que tragam inovações ao negócio e se diferenciar totalmente dos concorrentes tradicionais.
3- Algumas teorias econômicas propõem a liberalização do comércio internacional como forma mais rápida para o desenvolvimento dos países. Quais problemas essas propostas têm demonstrado? Uma constatação relevante é que a efetivação do livre-comércio beneficia apenas as corporações multinacionais, uma vez que resulta em desemprego e elevação da pobreza tanto nos países pobres, pela destruição de capitais produtivos locais, como nos países ricos, pelo deslocamento das empresas para outros países. A perda de empregos ocorre em velocidade e volume mais elevado do que o ganho pelo desenvolvimento de novas atividades. Eleva, portanto, a pobreza tanto nos países pobres como nos de indústria avançada.
4 –Quais eram as principais medidas de desenvolvimento no passado ? E quais são as medidas que