vinicius de moraes x pablo neruda
Neste trabalho temos o objetivo de exibir e identificar quais são as semelhanças e as diferenças entre poesias de Pablo Neruda e Vinicius de Moraes. Para isso compararemos a poesia “Soneto do amor total”, de Vinícius de Moraes, e “Tu eras também uma pequena folha”, de Pablo Neruda.
‘SONETO DO AMOR TOTAL’ E ‘TU ERAS TAMBÉM UMA PEQUENA FOLHA’
Existem diversas expressões que definem o amor, estas buscam explicar, cada um de uma forma que lhe convém ser mais correta, o que seria o amor e como ele poderia ou não ser sentido e compreendido. Ou seja, cada poeta expressa de sua forma o amor.
Vinícius de Moraes em sua poesia utiliza objetos da natureza, “... Amo-te como um bicho, simplesmente.”, para poder comparar e mostrar seu amor. Pablo Neruda também utiliza do mesmo método “Tu eras também uma pequena folha, que tremia no meu peito. O vento da vida pôs-te ali.”. A natureza está presente em ambas as poesias mesmo que de uma forma diferente, ela auxilia na compreensão de que o amor é algo quase inexplicável, porém simples e profundo.
Pablo Neruda em sua poesia também relata “... até que as tuas raízes atravessaram o meu peito, se uniram aos fios do meu sangue...”, demostrando assim a profundidade e a força que o amor representa para ele. Na poesia de Vinícius de Moraes “... Amo-te, enfim, com grande liberdade, dentro da eternidade e a cada instante...”, ele mostra assim um amor infinito que infiltra no coração e dura eternamente.
Nestes momentos os poetas se identificam muito, pois demonstram um amor usando os mesmos métodos para que os leitores possam entender. Os poetas, através do primeiro trecho apresentado de cada um, deixam fluir aquilo que os inspira, aquilo que os fazem do escrever algo tão simples: a natureza.
Na poesia de Neruda
Tu eras também uma pequena folha que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube que ias comigo, até que as tuas raízes atravessaram o