Trabalho De Clinica
Psicologia Clinica
3º ano
Docentes: Prof.a. Doutora Paula Pires
Prof. a Doutora Ana Gomes
Trabalho de Avaliação: Estudo de Caso
1. Introdução
1.1- Resumo do trabalho
A pessoa entrevistada (P.C) é do sexo feminino tem 47 anos nasceu no dia 30 de Dezembro de 1966, tem o 12º ano de escolaridade, é casada, vive em lisboa e é técnica administrativa. A entrevistada considera que teve uma infância e uma adolescência. A relação com o marido começou aos 18 anos e neste momento está casada à 25 anos. Descreve que a sua relação é boa e muito baseada na amizade e cumplicidade. A entrevistada tem um cancro da mama invasivo e é do tipo HR2 positivo, o que significa que é um cancro hormonal invasivo. Neste momento a doença está controlada mas a entrevistada continua a fazer tratamento. Quando lhe foi diagnosticada o cancro a Sra. P.C. ficou muito angustiada e com medo de morrer. No inicio da doença, foi-lhe diagnosticada uma depressão, mas com o passar do tempo melhorou. Começou a lidar com a sua doença de uma forma mais positiva pois reagiu muito bem aos tratamento e porque começou a aceitar o facto que eventualmente podia morrer. Sente-se muito apoiada pela família, pelo marido e pelos amigos.
No que diz respeito à sua história familiar a entrevistada sente que existe algum favoritismo da parte dos seus pais para com o seu irmão. Tem uma relação um pouco distante para com a sua mãe mas sente que a doença as aproximou, talvez porque já teve cancro do colo do útero. Acha que os pais têm alguma dificuldade em lidar com a sua doença e por isso não se sente à vontade para falar dela.
A relação dos seus pais neste momento está a passar por um período atribulada , devido ao facto de a mãe da entrevistada ter tido um AVC e estar muito dependente do marido. Esta dependência sobrecarrega-o muito.
A Sra. P.C. considera ter uma relação de grande amizade com o seu irmão onde existe abertura para falar