clinicas do trabalho
Este estágio se faz importante pois o trabalho é de vital importância para o ser humano, pois é através dele que o homem consegue sustentar a si e à sua família e se realizar fazendo o que gosta, o que aprendeu a fazer ou mesmo aquilo que não gosta, mas precisa fazer para garantir seu emprego.
Sivadon (1957) abordou os problemas de adaptação individual no trabalho. Para ele, as neuroses de trabalho surgiam de desequilíbrios nos processos adaptativos provocados por situações de insegurança e de conflitos. Sua abordagem era centrada nas fragilidades do trabalhador nas mais variadas situações laborais.
Qualidade de Vida no Trabalho tem por objetivo fazer com que os trabalhadores se sintam bem em trabalhar na empresa e fazer do ambiente de trabalho, um lugar agradável e produtivo.
As empresas estão tendo de se preocupar cada vez mais com o tratamento em relação às pessoas, por estarem num meio de alta competitividade e modernização, tendo em vista que dependem extremamente delas para o alcance de seus objetivos e metas.
Para Chiavenato (1999), a qualidade de vida envolve os aspectos físicos do local de trabalho e os aspectos psicológicos, onde de um lado está o trabalhador que reivindica por questões de bem estar e satisfação e de outro, a empresa que procura produtividade com qualidade.
A Qualidade de Vida no Trabalho é indispensável hoje para o desenvolvimento das empresas. Envolve as pessoas, o trabalho e as organizações num todo, de modo que consigam competir e alcançar resultados satisfatórios com relação ao crescimento e melhoramento das empresas e do nível de vida de cada um.
A melhoria da qualidade no trabalho evita o