Métodos científicos
Conceito: são conjunto de atividades já metodizadas e racionais, que permite alcançar o objetivo da pesquisa colaborando com as decisões do cientista. O método científico, parte da observação sistemática dos fatos, da experiência, das deduções lógicas e da comprovação.
Método Indutivo
É um processo mental, que tem o intuito de chegar ao conhecimento e a verdade, para isso, parte de dados particulares e baseia-se nisso para tirar uma conclusão genérica.
Este método fundamenta-se em premissas que nos conduzem apenas a conclusões prováveis, ou seja, se temos premissas verdadeiras a conclusão provavelmente será verdadeira. Essa conclusão também se baseia no conhecimento de certos números de dados singulares
Para realizar esse método deve-se considerar três elementos:
Observar atentamente certos fatos ou fenômenos;
Agrupamento dos fatos e fenômenos de mesma espécie;
Generalizar a relação observada e chegar a uma conclusão.
Método Dedutivo
O dedutivismo parte de afirmações singulares para chegar em afirmações universais. Se as premissas forem verdadeiras a conclusão por consequência também será verídica. Essa conclusão é uma síntese das premissas, ou seja, toda a informação da conclusão está implicitamente nas afirmações. Dessa forma, a tese reformula de modo explícito a informação já contida nas preposições.
Para que o método dedutivo esteja certo, é preciso que não haja conflito entre as afirmações e a conclusão, pois se houver divergência a tese será considerada errada.
Segundo a visão dedutivista da ciência, a partir de observações chega-se a verdade, leis e teorias. A partir dela, pode-se fazer previsões para explicar outros novos fenômenos e fatos.
Para realizar esse método pode-se considerar dois elementos:
Análise das afirmações (singulares e universais);
Previsão e explicação a partir das premissas.
Método Hipotético-dedutivo
O método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas (hipóteses) que devem ser submetidos a