Trabalho De Classicismo Trab
Classicismo, ou Quinhentismo (século XV) é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XV a XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles a crise religiosa (era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero), as grandes navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra) e a invenção da Imprensa que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica) proporcionando mais conhecimento para todos.
Foi na arte renascentista que o antropocentrismo atingiu a sua plenitude, agora, era o homem que passava a ser evidenciado, e não mais Deus.
A arte renascentista se inspirava no mundo greco-romano (Antiguidade Clássica) já que estes também eram antropocêntricos.
FATORES GERADORES DO RENASCIMENTO:
1. PLANO ECONÔMICO: O renascimento comercial reativou o intercâmbio cultural entre Ocidente e Oriente, configurando-se como principal fator do renascimento cultural, que culminou na expansão ultramarina dos séculos XV e XVI.
2. PLANO SOCIAL: No plano social, muitos camponeses abandonaram o campo e rumaram para os burgos em busca de novas ocupações. A urbanização gerava as condições de uma nova cultura, sendo as cidades o pólo de irradiação do Renascimento.
Uma nova classe social foi se formando, constituída prioritariamente pelos pequenos comerciantes, as cidades tornavam-se expressivas, e a burguesia, classe ligada à nascente economia comercial, adquiria importância.
3. PLANO POLÍTICO: No plano político se configura a transição do Feudalismo para o Capitalismo ocorrendo á centralização do poder, que resultou na formação do Estado moderno.
4. PLANO INTELECTUAL: A releitura dos estudos das obras clássicas greco-romanas foi de grande importância. Isso foi possível graças aos mosteiros medievais que preservaram em suas bibliotecas muitas dessas obras,