trabalho de ciências colera
Cólera é uma palavra que designa uma doença infecciosa causada pela bactéria Vibrio Cholerae. Além disso, cólera também significa um sentimento feroz de raiva, fúria ou ira.
Esta doença é mais comum em zonas do planeta onde as condições de saneamento são mais precárias, como alguns locais da América do Sul, África, Índia e outros países asiáticos. O vibrião da cólera (microrganismo que é o agente causador desta doença), foi descoberto em 1883 pelo bacteriologista e médico alemão Robert Koch.
A cólera é uma infecção grave que ocorre nos intestinos, e que apresenta como sintomas vômitos intensos, diarreia abundante e constante, e indisposição generalizada. Normalmente o indivíduo que sofre de cólera fica enfraquecido rapidamente, por causa da desidratação. Uma pessoa que sofre de cólera pode perder até 20 litros de água por dia.
Quando não há tratamento adequado, cerca de 50% das pessoas morrem de forma rápida, vítimas das toxinas no sangue e de parada cardíaca.
Como tratamento, o indivíduo deve repor os líquidos, sendo que muitas vezes é administrado soro. A ingestão de água doce pode não ser suficiente, porque neste caso não se verifica a reposição da glicose, sódio e potássio. Também é comum a administração dos antibióticos doxiciclina e tetraciclina.
A nível de prevenção, existe uma vacina contra a cólera, que é aplicada através de uma injeção subcutânea. No entanto, essa vacina não oferece proteção total, e por isso devem ser tomadas algumas medidas preventivas. Uma das melhores formas de prevenir esta doença é melhorar o saneamento básico e educar a comunidade a ter bons hábitos de higiene pessoal. Para evitar a contaminação, uma pessoa deve ter o cuidado de beber água potável, lavar bem os alimentos antes de comer e cozinhar os alimentos adequadamente.
SINTOMAS
desenvolver diarreia aquosa grave
Tiver sinais de desidratação, incluindo: -Boca seca
-Pele ressecada
-Olhos "vidrados"
-Letargia
-Sem lágrimas