A CURVA A B C
ALUNA: SIMONE DA PENHA MOREIRA
TURMA: 02/02
PROFESSORA: FÁBIA
CURVA ABC
O QUE É A CURVA DE ABC?
A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.
Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc..
PARA QUE SERVE?
Serve para analisar a dependência ou risco, para que tipo de clientes a organização se deve focar. Consiste em ordenar os clientes da sua contribuição para a empresa, de modo a se poder segmentar por grau de dependência, de risco ou ainda por outro critério a definir, utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção, etc por ordem decrescente.
·Gráfico da Curva ABC
A curva ABC, no caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas: giro no estoque, proporção sobre o faturamento no período, margem de lucro obtida.
Os itens são classificados como: de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período); de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período); de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).
O que importa é que a análise destes