Cólera e Ascaridíase - Definição, prevenção, tratamento, contágio e transmissão
Alunos:
8º Ano Sala
Professor:
Cólera
Definição:
Cólera é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), uma bactéria em forma de vírgula ou vibrião que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água contaminada.
Contagio e Transmissão:
A pessoa pode contrair a doença ao ingerir água ou comida contaminada pela bactéria da cólera. Numa epidemia a fonte de contaminação é geralmente fezes de pessoas infectadas. A cólera pode se espalhar rapidamente em áreas com tratamento inadequado de água. A bactéria da cólera também pode viver no meio-ambiente de águas costeiras e rios salobros. A ingestão de mariscos tem sido uma fonte de cólera. O contato casual com uma pessoa infectada não apresenta risco de contrair a cólera.
A contaminação pessoa a pessoa é menos importante na cadeia epidemiológica. A variedade El Tor persiste na água por muito tempo, o que aumenta a probabilidade de manter a sua transmissão e circulação.
Tratamento:
A cólera pode ser tratada de forma simples e eficiente ao repor imediatamente os fluidos e sais perdidos com a diarreia. Pacientes podem ser tratados com solução para reidratação oral. Casos mais graves de cólera podem requerer reposição de fluidos intravenosa. Com reidratação rápida, menos de 1% dos pacientes com cólera morre. Antibióticos diminuem a duração da doença e abrandam sua severidade, mas eles não são tão importantes quanto a reidratação. Pessoas que tiverem diarreia forte e vômito em lugares onde há ocorrência de cólera devem procurar ajuda médica imediatamente.
Prevenção:
- Procurar adotar medidas que melhorem as condições de higiene dentro de casa e também no ambiente de trabalho.
- Não se esquecer de cuidados básicos da higiene