Educação ambiental
Os filhos da Terra"
(Chefe Seathl)
DOENÇAS RELACIONADAS COM A ÁGUA:
HEPATITE A; AMEBÍASE OU AMEBA; CÓRELA; ANCILOSTOMOSE OU AMARELÃO; ASCARIDÍASE OU LOMBRIGA; DENGUE; ENTEROBÍASE OU OXIUROSE; ESQUISTOSSOMOSE; FEBRE TIFÓIDE; GIARDÍASE; MALÁRIA OU MALEITA; FILARIOSE OU ELEFANTÍASE; FEBRE AMARELA; ONCOCERCOSE; ANCILOSTOMÍASE; ESTRONGILOIDÍASE; TRICOCEFALÍASE.
DEFINIÇÃO DE CADA DOENÇA RELACIONADA COM A ÁGUA:
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% de todas as doenças que se alastram nos países em desenvolvimento são provenientes da água de má qualidade. Vejam as doenças abaixo:
HEPATITE A
É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite A, que pode cursar de forma subclínica. Altamente contagiosa, sua transmissão é do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminação direta de pessoa para pessoa ou através do contacto com alimentos e águas contaminadas. Os sintomas iniciam em média 30 dias após o contágio. É mais comum onde não há ou é precário o saneamento básico. A falta de higiene ajuda na disseminação do vírus. O uso na alimentação de moluscos e ostras de águas contaminadas com esgotos e fezes humanas contribui para a expansão da doença. Uma vez infectada a pessoa desenvolve imunidade permanente.
Os sintomas são de início súbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensação de desconforto no abdome, náuseas e vômitos. Pode ocorrer diarréia.
O paciente deve receber sintomáticos e tomar medidas de higiene para prevenir a transmissão para outras pessoas. Pode ser prevenida pela higiene e melhorias das condições sanitárias, bem como pela vacinação. É conhecida como a hepatite do viajante.
Diagnóstico e tratamento
Não existe tratamento especifico contra a hepatite A nem embasamento terapêutico para recomendar repouso absoluto. Na vigência dos sintomas, porém, o próprio paciente se impõe repouso relativo. Pessoas que vivam