PROJETOS DE PESQUISA
DISCIPLINA: PROCESSO SAÚDE- DOENÇA
PROFº: PACIOLO MONTINI
Doenças relacionadas á água contaminada
EQUIPE:
Edilene Menezes Damasceno Daliane Moreira Rodrigues Maria Miliane Costa Lima Silvia Araújo Aguiar
Sobral, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. METODOLOGIA
4. DESENVOLVIMENTO
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Existem inúmeras evidências de que a saúde contribui efetivamente para a qualidade de vida dos indivíduos ou de populações, assim como diversos componentes da vida social humana contribuem, direta ou indiretamente, para que indivíduos e populações tenham um elevado nível de saúde (BUSS, 2000).
Com o crescimento das cidades e o aumento em ritmo acelerado da população, aumentam também os problemas, sendo que o lixo é um dos que mais se destaca. Todos sabem que o lixo trás consigo insetos tais como moscas, baratas, formigas, ratos e doenças que podem causar desconforto e sérios danos á saúde da população, alem do mau cheiro e da péssima aparência da cidade.
Mesmo numa cidade perdida nos confins da historia ou da geografia há pelo menos uma calçada ou praça que é de todos e não é de ninguém, há o lixo que não pode se acumular nas ruas nem pode ser simplesmente enterrado no jardim.
O mundo em desenvolvimento tem sofrido importantes mudanças sócio-político-econômicas que têm gerado um quadro de grandes iniqüidades sociais. Estudar essa situação, assim como seu enfrentamento, apresenta-se para os trabalhadores da área da saúde, como um desafio de grande complexidade. A quantificação de variáveis populacionais é, sem dúvida, uma etapa importante e imprescindível como parte desse contexto, procurando, através de metodologia específica, conhecer as principais doenças e agravos á saúde que atingem uma