Trabalho de cisalhamento direto
TM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA
ESCOLA POLITÉCNICA
E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
LABORATÓRIO DE GEOTECNIA
U F B A
1
ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO
1.Introdução
O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido basicamente para a determinação da resistência ao corte de um corpo de prova de solo, de forma prismática e seção quadrada ou circular e de pequena espessura.
Este ensaio é geralmente drenado e é mais aplicado ao estudo da resistência ao cisalhamento de solos com estratificações ou xistosidades definidas, ou quando se quer avaliar a resistência entre contactos de diferentes materiais.
2.Objetivo
Executar o ensaio de cisalhamento direto utilizando-se de uma caixa de seção quadrada para se obter, através da interpretação de uma envoltória linear, os valores de ângulo de atrito interno do solo e do intercepto coesivo.
3.Equipamentos
- Caixa bipartida dotada de placas dentadas e perfuradas, pedras porosas de topo e base e quepe para transmissão de carga; - Molde do corpo de prova; - Prensa equipada com motor e sistema de transmissão de carga (pendural); - Extensômetros mecânicos ou transdutores elétricos de deslocamento; - Anel de carga ou célula de carga elétrica.
4.Preparação do Corpo de Prova
O corpo de prova a ser ensaiado pode ser de solo compactado ou talhado de uma amostra indeformada.
- Compactar o corpo de prova (c.p.) nas mesmas condições de densidade e umidade especificados, nas mesmas dimensões do molde, ou no próprio molde (c.p. compactado);
- Recolher o material não utilizado ou sobrado da talhagem para a determinação da umidade;
- Talhar o corpo de prova do “bloco indeformado” empurrando aos poucos o molde metálico para baixo até que a seção quadrada (ou circular) seja obtida. O corpo de prova deve preencher o volume do molde;
- Pesar o corpo de prova juntamente com o molde metálico;
- Transferir o corpo de prova do molde para a caixa de cisalhamento;
- Recolher parte do material sobrado da talhagem para a