Estrutura dos Solos
Objetivo do trabalho é tomar conhecimento sobre a estrutura dos solos, mas precisamente dos fenômenos de resistência ao cisalhamento e empuxo de terra. O que são e como determiná-los.
O estudo dos solos é vital para a construção civil, o que o torna matéria de relevante importância para o futuro engenheiro. Sem o conhecimento do tipo e das características do solo onde as obras acontecem, o engenheiro pode ter gravíssimos problemas, que podem e devem ser evitados.
Esse trabalho visa demonstrar um pouco mais da estrutura do solo, colaborando para o crescimento dos estudos já realizados para o assunto abordado.
1.0 RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO
1.1 - Considerações Preliminares A resistência ao cisalhamento dos solos é um importante aspecto e4m muitos problemas de engenharia: - capacidade de carga em fundações superficiais e profundas - estabilidade de taludes em barragens e aterros - pressão lateral de terra em muros de contenção, etc.
Segundo Leonards: "a resistência ao cisalhamento é a tensão de cisalhamento sobre o plano de ruptura, na ruptura".
1.2 - Diagrama de Mohr Forças em um ponto:
- peso próprio
- forças externas Várias forças agindo na massa do solo:
Resolução das forças em componentes em um elemento no ponto O:
Resultante das forças nas direções horizontal e vertical:
Dividindo-se as equações pelas áreas onde as forças atuam:
onde:
Essas duas equações nos fornecem uma equação de um círculo (Círculo de Mohr) com:
Em termos de tensões principais tem-se:
TRAÇADO DO CÍRCULO DE MOHR:
É possível calcular a tensão normal e a tensão cisalhante em qualquer plano α quando se conhece as tensões principais 1 σ e 3 σ
Através de: - Processo analítico - utilizando - se as fórmulas - Processo gráfico - Diagrama de Mohr: baseado no ponto polo ou origem dos planos; qualquer linha reta