Trabalho De Cimenteira
Fabricação do cimento
O cimento depende, principalmente, para sua fabricação,dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso.
O termo calcário é usado para definir todas as rochas carbonatadas compostas por calcita (carbonato de cálcio) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio), podendo conter impurezas como silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros, além de matéria orgânica. Em sentido amplo, o termo “calcário” é empregado para caracterizar um grupo de rochas que contém em sua composição teores de carbonatos superiores a 50%. A exploração do calcário é feita a céu aberto estuda-se a existência de pedra no local, a extração passa por separar a rocha da bancada e dividi-la em blocos.
O cálcario é utilizado principalmente na produção de cimento, cal e giz, fundente em metalurgia, fabricação de vidro, pedra ornamental dentre outras utilidades. Da extração de calcário à entrega do produto final, as fábricas de cimento no Brasil contam com etapas específicas no processo produtivo do cimento.
Durante o processo de fabricação, os materiais são analisados por diversas vezes, de forma a alcançar a composição química desejada. A rocha calcária é extraída de jazidas com auxílio de explosivos.
Mina de extração de calcário- figura 1
A fabricação do cimento envolve as seguintes operações:
Dosagem, secagem e homogeneização das matérias-primas
O calcário é a matéria-prima básica, contribui de 85 a 95% na fabricação do clínquer, é constituído basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3) e dependendo de sua origem geológica, pode conter várias impurezas como magnésio, silício, alumínio e ferro.
Os grandes blocos de pedra fragmentadas obtidos através da explosão são submetidos ao processo de britagem, sendo reduzidos ao tamanho de grão menor ou igual a 25 mm.
Britador - figura 2
Para melhorar a qualidade do clínquer, o calcário recebe algumas correções complementares de:
FILITO (argila): este material