Trabalho De Ci ncias
A caracterização dos animais
Escola: Paraíso Encantado
Aluna: Luênia Ingrid
Professora: Patrícia
Serie: 8º ano
Funcionamento do organismo dos animais
O heterotrofismo é a busca do alimento por meio da locomoção animal (animais são heterótrofos, ou seja, não tem a capacidade de produzir seu próprio alimento), no entanto, algumas espécies marinhas são fixas, ou seja, não se locomovem, é o caso das esponjas, ostras e lírios-do-mar, por exemplo, este por sua vez obtém o alimento por meio de um mecanismo denominado “filtração”, onde a água que entra no organismo desses animais é filtrada e as substâncias necessárias para a alimentação são retiradas da água.
A locomoção dos animais pode ser feita de formas diferenciadas dependendo da ação muscular e do nível de mobilidade das peças esqueléticas associadas a esses músculos.
Assim como os humanos, os animais ao realizarem sua alimentação, absorvem somente aquilo que é necessário para suas atividades vitais e o que não for necessário é eliminado. Alguns animais possuem o sistema digestório incompleto, ou seja, não possuem ânus, estes por sua vez expelem os restos pela boca, pois o seu tubo digestório só possui uma abertura, enquanto os que possuem o sistema digestório completo expelem os restos pelo ânus, pois seu tubo digestor possui duas aberturas, todas as células recebem as substâncias energéticas necessárias para a realização de suas atividades por meio do sistema digestório.
Embriologia
É um dos critérios usados para a classificação animal. Quando os animais começam a se desenvolver surgem os primeiros tecidos, o que acontece durante o período embrionário, por isso, esse tecido é chamado de folhetos embrionários que dão origem aos tecidos do animal no estado adulto. A Ectoderme e endoderme são os primeiros folhetos, os animais que só apresentam esses dois folhetos são chamados de diblásticos, há também um terceiro folheto que é chamado de mesoderme, este por sua vez,