Rg Os Ambientais
A FATMA é o órgão ambiental da esfera estadual do Governo de Santa Catarina. Atua com uma sede administrativa, localizada em Florianópolis, e quatorze coordenadorias regionais,e um Posto Avançado de controle Ambiental (PACAM), no Estado. Criada em 1975, a Fatma tem como missão maior garantir a preservação dos recursos naturais do estado. Isto é buscado através: da gestão de oito Unidades de Conservação Estaduais, onde a natureza original é preservada e pesquisada da Fiscalização, que busca evitar que recursos naturais como florestas, animais selvagens, rios e todo tipo de mananciais de água, dunas, areia e argila, entre outros, sejam degradados ou explorados irracionalmente até a extinção do Licenciamento Ambiental, que garante a conformidade de obras - como rodovias, usinas hidrelétricas, redes de transmissão de energia, gasodutos e oleodutos, estações de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais, condomínios, loteamentos e empreendimentos turístico-imobiliários - com as legislações ambientais federal, estadual e municipal
.
Atlas da Cobertura Vegetal de Santa Catarina
Para uma avaliação dos aspectos evolutivos da cobertura vegetal no Estado, a FATMA utilizou como material de apoio documentos anteriores sobre o assunto, como o Mapa Fitogeográfico de Santa Catarina, do pesquisador Roberto Klein (1978). Mas também recorreu a avanços tecnológicos, principalmente nas áreas da informática, sensoriamento remoto orbital (via satélite) e à utilização de dados georeferenciados.
No sensoriamento remoto, a interação entre a radiação eletromagnética refletiva da Terra e os sensores permitiu a obtenção de informações sobre seus usos e cobertura. Os diferentes níveis de energia foram processados e associados a cores, cujas características (tons, formas, textura, estrutura e outros padrões) possibilitaram o reconhecimento e São essas características que tornam o Atlas o levantamento mais atual da situação da cobertura vegetal em Santa Catarina.