Trabalho O Que Ci Ncia
Este trabalho objetiva fazer um estudo sobre: O que é ciência. E abordaremos os principais autores e suas contribuições para o avanço científico.
Através de uma perspectiva filosófica e sociológica pronunciaremos o progresso da ciência, bem como suas principais etapas e influências no mundo. Versaremos os filósofos que tiveram significativa participação no decorrer da história científica.
Consideramos de suma importância citar os avanços da ciência e suas diferenciações.
Desta forma, este trabalho vem discutir a importância da ciência e os fenômenos que influenciaram o mesmo. Vale ressaltar que as pesquisas se deram de forma sistêmica, conjuntural, visto que estão inseridas em um mesmo contexto histórico e todas as informações aqui contidas contribuíram para a construção do mundo atual.
A ciência começa com: “ Eu quero saber”
No contexto da ciência, “saber” significa exercitar a curiosidade, observar e coletar informação suficiente para identificar, distinguir e descrever as diferentes características da realidade da forma mais verdadeira. Essa realidade pode ser real, virtual, concreta, natural, artificial, abstrata, física ou metafísica. O exercício da curiosidade produz conhecimento. O conhecimento objetivo ocorre quando analisamos as coisas como elas são, mantendo uma certa distância das nossas opiniões pessoais. Crenças são uma maneira de explicar o universo atribuindo – lhe capacidades, qualidades, sentimentos e emoções. Crenças dão às coisas um significado intrínseco. Na prática, “saber” exige fazer perguntas, duvidar e checar os fatos, objetos e ideias. Na vida diária, os objetos com os quais interagimos nos dão uma experiência concreta e imediata das coisas. Esse conhecimento do dia –a –dia, é chamado conhecimento do senso comum, sensível, primário ou imediato. O conhecimento do senso comum não planeja mudar as coisas, ele oferece respostas prontas para questões corriqueiras, cotidianas, frequentes. Os