Trabalho De Caminho Ferro De Benguela
Neste trabalho vou abordar o Caminho de Ferro de Benguela, visto que um caminho de Ferro é um sistema de transporte baseado em trens ou comboio correndo sobre carris ou trilhos previamente dispostos. O transporte ferroviário é predominante em regiões altamente industrializadas, como a Europa, o extremo leste da Ásia e ainda em locais altamente populosos como a Índia. As ferrovias são o meio de transporte terrestre com maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países em desenvolvimento da África e da América Latina, as ferrovias foram preteridas pelas rodovias como tipo de transporte predominante.
Objectivo do Caminho de Ferro
Caminho de Ferro de Benguela é a única ligação ferroviária da África Central ao Atlântico. A sua construção, com origem numa Lei de Agosto de 1899, foi iniciada a 1 de Março de 1903 tendo ficado concluída a 2 de Fevereiro de 1929. O caminho de ferro de Benguela tem uma extensão de 1344 km e dá acesso à parte mais interior do país. Para lá de Luau, encontra-se ligado aos sistemas ferroviários da República Democrática do Congo e da Zâmbia. Através da ligação à Zâmbia, é possível chegar à cidade de Beira, em Moçambique, e a Dar es Salaam, na Tanzânia, junto ao oceano Índico. Também se encontra ligada indirectamente ao sistema ferroviário da África do Sul. Desta forma, o CFB faz parte de uma rede ferroviária transcontinental.
Importancia Estrategica para Angola
Em ordem de importância, o caminho de ferro de Benguela (CFB) que liga o porto do Lobito (Província Litorânea de Benguela) à povoação fronteiriça de Luau (Província Leste de Moxico), com uma extensão de 1.037 quilómetros.
Esta é a única ligação ferroviária do Atlântico à África Central. A construção do caminho de ferro iniciou em 1903 e concluiu-se em 1929. A empresa que cuida da gestão da CFB é dona da maior plantação de eucaliptos do mundo. De facto, contam-se mais de 37.000 árvores e, antes que a guerra se alargasse por