Fenomenos ondulatorios
Este trabalho, representa a fase de uma actividade contínua de investigação, sobre o terceiro maior partido político Angolano. A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) foi formalmente criada em Março de 1966, no lugar de Tchocué do Mungai, distrito do Moxico.
2-Definição
A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), segundo Luís Cardoso, foi formalmente criada no dia 15 Março de 1966, pelo Jonas Malheiro Savimbi a sua primeira acção contra os Portugueses verifica-se a 4 de Dezembro de 1966. A sua actividade militar inicia-se a partir da Zâmbia, atingindo em Janeiro de 1968 o Saurimo (outrora vila Henrique de Carvalho), o limite norte da sua actividade. Contando com o apoio especialmente entre Umbundos, não se conseguiu implantar nos meios urbanos, sendo a sua zona de grande influência definida pelo rio Cassai-Buçaco (actual Camanongue)-Luso (actual Luena)-Cassanje-rio Lungué Bungo.
2.1-História do fundador
Jonas Malheiro Savimbi natural de Munhango, nasceu em 3 de Agosto de 1934 no Bié, filho de pastor protestante, recebeu a educação primária em várias missões evangélicas e, apesar de posteriormente ter frequentado colégios católicos, cedo revelou ideias anticolonialistas, o que lhe permitiu, nos anos que passou como estudante em Lisboa (1958-1960), contactar com a UPA através da rede que as organizações protestantes tinham em Portugal, e que se encarregava tirar do país os africanos que quisessem aderir a FNLA, partido que era então o mais representativo de Angola. Exilado em Paris, Savimbi trabalhou para a FNLA, de que chegou a ser secretário-geral em 1961. No ano seguinte, quando se constituiu o GRAE, foi nomeado ministro dos negócios estrangeiros, mas em Julho de 1964 abandonou o cargo e o partido, por divergências com Holden Roberto. Refugia-se na Suíça, onde juntamente com Tony da Costa Fernandes concebe a base de um novo movimento, nessa altura