TRABALHO DE BRASIL RAIZES DO BRASIL
RESUMO DOS TRABALHOS DA
DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO BRASIL
Trabalho a ser entregue a professora Bruna Silva da disciplina de História do Brasil I no dia 28 de Outubro do ano de 2014 pela aluna Tainá Raue dos Santos do 2° ano de História do turno da manhã.
GUARAPUAVA-PR
2014
De acordo com os trabalhos apresentados com base no livro Raízes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda e as leituras realizadas neste, apresento o seguinte resumo.
Sérgio Buarque de Holanda nasceu em São Paulo no ano de 1902 e deu aulas em diversas universidades vindo a falecer em 1982. Buarque era Jornalista, Históriador dentre muitas outras coisas, chegou a dar aulas em algumas universidades chegando a filiar-se ao Partido Socialista por volta de 1947 e em 1980 se tornar membro-fundador do Partido dos Trabalhadores, falecendo em 1982. Nessa obra ele procura analisar as relações e comportamentos da sociedade brasileira e como eles se desenvolveram percebendo também os processos políticos e econômicos que surgem com estes, tudo isso por um ponto de vista permitido pelo período em que foi escrito, por volta de 1940, quando permitia-se um certo naturalismo na discussão de certos temas que posteriormente foi relativamente perdido. As informações contidas na obra revelam a necessidade das mesmas perante as pressões contemporâneas. Sua obvia critica a hierarquização da sociedade indica sua posição de esquerda, rejeitando os autores daquele tempo que mais comumente escreviam de forma positiva e naturalista. Raizes do Brasil foi uma das obras que inovaram e deixaram muitos interessados nos costumes nacionais.
No primeiro capitulo do livro intitulado Fronteiras da Europa, o autor diz que desde o inicio da colonização, foram tentadas diversas maneiras de se implantar no Brasil as mesmas formas de vida e tradições presentes nos chamados países ibéricos, porém não tiveram muito sucesso devido ao ambiente e as condições diferentes que existem