TRABALHO PORTUGUES RAIZES DO BRASIL
Nathaly Lopo Dos Santos
Vanderli Leandro Gouveia
Introdução
Raízes do Brasil e um livro que vem com uma perspectiva sociológica e psicológica e também com objetivos políticos onde o autor Sergio Buarque de Holanda mostra uma analise que começa pelo passado para ser explicado o presente do que vem a ser o brasileiro, e uma obra inovadora no assunto identidade nacional. O livro e escrito em um momento em que a psicologia estava em um período de desenvolvimento ultrapassando em muitos pilares, e com isso a sociologia da inicio a uma perda de seu aspecto cientifico. O autor, Sergio Buarque vai moldando um leque histórico em que ele coloca como modelo para a sociedade brasileira o que ele chamou de homem cordial, que não e nada mais do que o fruto da nossa historia que teve seu inicio na colonização portuguesa.
O livro e dividido em sete capítulos onde em cada um Sergio trás uma roupagem de interpretação, mostrando dês do inicio o que foi a nossa colonização.
Os portugueses tinham um modo de vida deferente dos outros países europeus, sua formação como pais, seus hábitos e costumes eram muito aventureiros e considerado pelo autor pouco europeu, seus hábitos mais modernos, ultrapassavam outras nações como a Holanda que não teve uma boa adaptação na nova terra, a língua portuguesa também foi um fator facilitador para a chegada e permanência dos portugueses aqui no Brasil, sua religião também, já que o catolicismo e mais brando em alguns pontos que o protestantismo, isso trouxe também uma melhor aceitação na nova colônia, os portugueses eram pessoas de poucas praticas braçais isso fez com que o comercio de escravos fosse tão bem aceito e essencial para a vida aqui na colônia. Os hábitos indígenas e africanos quando misturados com os portugueses, deu inicio ao que hoje podemos ver sobre a personalidade brasileira, e é sobre essa personalidade portuguesa que o autor de Raízes do Brasil traz como foco em