A Sociedade Industrial E O Meio Ambiente
CÂMPUS ARIQUEMES
A sociedade industrial e o meio ambiente.
A sociedade industrial e o meio ambiente.
Trabalho de pesquisa apresentado como requisito avaliativo na disciplina de Geografia para obtenção de nota parcial.
Introdução
Atualmente a preocupação ambiental apresenta-se como uma condição mercadológica de sobrevivência empresarial e, neste cenário competitivo, produtos e processos apresentam-se como elementos-chave para o preenchimento e satisfação destas exigências de mercado.
A interface entre indústria e meio ambiente, caracterizada pelos pontos de contato, que origino da geração de resíduos, aqui entendidos como geradores destes os fornecedores e suas atividades produtivas, a própria empresa transformadora e os consumidores finais para a qual destina a sua produção e com os quais, fornecedores e consumidores, interage continuamente buscando proporcionar uma qualidade de vida, em todos os seus aspectos, cada vez melhorada para as mais diferentes sociedades.
Qualquer forma de evacuar tem que converter-se num insumo com valor agregado e numa matéria-prima para outro ciclo de produção. Assim é como a natureza dispõe seus dejetos e é a única forma de como podemos assegurar um processo industrial sustentável a longo prazo.
A relação indústria-meio ambiente, e todas as suas relações sócio-econômicas, tem a possibilidade de buscar uma interação cada vez mais incrementada onde um resíduo de produção possa vir a participar como insumo em outro processo produtivo. Esta utilização dos recursos naturais pelos diferentes processos produtivos deve estar afeta a uma visão conservacionista, utilizar um determinado recurso natural num processo de fabrica sem prejudicar a sua renovação ou auto-sustentação, onde a utilização racional destes que adivinhe o uso de técnicas que venham a permitir o efeito dos mesmos.
Os produtos devem atender os aspectos da importância dos