Slides monopsonio
Elizandro Dambrowski, Felipe Pereira da Silva,
Gabriel Woinarovicz e Leandro Muzinóski Pereira.
Monopsônio
(Termo introduzido por Joan Robinson)
O monopsônio é uma estrutura de mercado caracterizado pela existência de muitos vendedores e um único comprador. Então pode se dizer que este único comprador concentra a totalidade de compra dos fatores de produção, seria assim, um monopólio na compra de insumos.
É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. O mesmo é um modelo raro de mercado e, ocorre com mais facilidade em localidades do interior, onde a concorrência não é tão grande.
Segundo Filho et al. (1988, p. 169):
"Esta estrutura de mercado é caracterizada pela existência de muitos vendedores e um único comprador. É uma estrutura que pode prevalecer, especialmente, no mercado de trabalho.
Portanto, ou os trabalhadores empregam-se no monopsônio, ou precisam trabalhar em outra localidade, por exemplo".
Segundo Filho et al. (1998, p. 198):
“O monopsônio é caracterizado pela existência de muitos vendedores em um único comprador.
É uma estrutura que pode prevalecer especialmente no mercado de trabalho. É o caso, por exemplo, da empresa que se instala em determinada cidade do interior e, por ser única, torna-se demandante exclusiva da mão-de-obra local. Portanto, os trabalhadores empregam-se no monopsônio, ou precisam trabalhar em outra localidade”.
Vasconcellos (2007 p. 180) caracteriza o monopsônio e oligopsônio como sendo “o monopólio/oligopólio na compra de fatores de produção”.
Ex: uma região na qual existem vários produtores de soja e, porém há uma única cooperativa que esta soja pode ser vendida. A cooperativa será única opção de venda para os produtores.
O Poder do Monopsônio
Segundo Pindyck e Rubinfeld (2005) no monopsônio os preços são estabelecidos pelo único comprador e não pelos vendedores, este é o poder que o monopsônio pode impor, de influenciar