Economia
Teoria da Produção
Produção é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. O conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços, como transportes, atividades financeiras, comércio e outras atividades.
Concorrência Pura ou perfeita
A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, conseqüentemente, o preço de equilíbrio.
MONOPÓLIO
Monopólio – Deriva do Grego Monos (Um) + Polein (Vender). É um mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.
Casos Reais de Monopólio:
• Correios; Em greve desde 14/09/2011, atrasando a entrega de cartas, encomendas e correspondências em geral, causando transtorno ao consumidor. O maior impacto ao consumidor é que muitos acabam tendo que pagar suas contas em atraso.
• Petrobras – Exploração de petróleo que era exclusiva da Petrobrás até 1997. A Petrobrás de uma certa forma, ainda continua sendo um monopólio, pois seu poder no mercado é muito forte. A maioria de suas ações, pertencem ao governo, sendo assim, ele acaba determinando como ela deve agir. Nesse caso o maior impacto ao consumidor é que a empresa detêm um produto valioso que é vendido muito caro; os combustíveis fósseis.
OLIGOPÓLIO
Oligopólio – Derivado do grego Oligos (Poucos) + Polens (Vender). É um pequeno grupo de empresas que dominam a oferta de mercado. Exemplos Montadoras de veículos,