Artigo
João Guedes de Brito; Cleidenilson Santiago2; Elton Viana3; Jótelly Barros4
Resumo: Boas práticas utilizadas no Planejamento de Projetos de Software. O objetivo deste trabalho é apresentar as melhores práticas, em desenvolvimento de sistemas de software.
Palavras-chave: Gestão de Projetos, Sistemas de Informação.
____________________________________________________________________________
1 Introdução
As pessoas têm planejado e gerenciado projetos desde o início dos tempos antigos. Toda vez que um povo cria suas raízes houve projetos a serem gerenciados: prédios a construir, estradas a pavimentar e leis a serem escritas. Mesmo sem as ferramentas, técnicas e metodologias avançadas de que dispomos hoje, as pessoas criaram linhas de tempo, alocaram materiais e recursos e avaliaram os riscos envolvidos em seus projetos. Com o passar do tempo, as pessoas perceberam que as técnicas para controle de custo, desenvolvimento da programação, procura e compra de recurso e gerenciamento de riscos, poderiam ser aplicadas a uma variedade de projetos, seja erguendo pontes, realizando colheitas sazonais ou decidindo como se governar. Estas ideias foram as precursoras do estabelecimento de técnicas de gerenciamento que hoje conhecemos como "Gerenciamento de Projetos moderno.
As organizações modernas estão descobrindo que a utilização do Gerenciamento de Projetos traz muitas vantagens. Clientes esclarecidos exigem cada vez mais produtos melhores e serviços mais rápidos. As pressões para acompanhar a velocidade do mercado demandam maior eficiência. Gerenciar projetos de forma profissional encontrou seu lugar na arena empresarial competitiva e global de hoje.
Este artigo pretende criar uma base para iniciar uma reflexão, ou simplesmente dar o ponto de partida para uma conversa mais profunda, sobre: como criar uma sinergia entre as metodologias ágeis e o PMBoK e sobretudo como podem enriquecer-se entre