trabalho de botânica
São plantas pequenas , geralmente com alguns poucos centímetros de altura que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados .
As briófitas são caracterizadas por não terem vasos condutores , são avasculares , a seiva é transportada pela planta através de difusão , um método onde a alimento é transferido de célula para célula . Por isso , seus representantes são de pequeno porte , chegando no máximo 10 cm .
Representantes :
As briófitas mais conhecidas são as hepáticas e musgos , sendo os musgos muito mais comuns . Eles são mais encontrados em paredes úmidas , em vasos de plantas , barrancos úmidos , etc . As hepáticas são mais encontradas em lagos e represas (águas paradas ) , são muito pequenas , difíceis de ver . Há hepáticas terrestres , como a Marchantia , que nasce em ambientes muito úmidos .
Os musgos têm duas gerações diferentes , que se alteram num ciclo reprodutivo : uma geração é clorofilada , haplóide ( é a mais encontrada ) , e a outra é diplóide , que cresce apoiada num musgo doa primeira geração . A segunda geração é mais difícil de encontrar , por ter um menor tempo de vida do que a primeira .
Importância das briófitas
Ecológica : mantém a integridade de encostas .
Retenção de água pela absorção hídrica de turfas . Turfas também podem ser usadas como biocombustível .
Evolutiva ; briófitas foram os primeiros vegetais a habitar a terra , No entanto , não eram capazes de invadir o meio terrestre , evolução que se deu com a adaptação e surgimento das pteridófitas .
Ciclo reprodutivo haplodiplobionte , dependentemente de água .
A fase adulta esporófito ( 2n ) libera os esporos produzidos por meiose .
Os esporos germinam , dando origem à fase adulta gametófito ( n ) , dióica . O gametófito masculino produz anterozóides no anterídio que ira fecundar a oosfera no arquegônio do gametófito feminino .
O zigoto formado sofre mitose , dando origem à fase adulta esporófito ( 2 n ) , continuando o ciclo .
O