Indios antes de cabral
O autor mostra uma pequena síntese sobre a historia do Brasil pré-colonial e uma visão cronológica desde as primeiras ocupações humanas.
A descrição e o estudo da evolução humana ao longo dos tempos.
Arqueologia e Historia indígena.
Periodização da historia pré-colonial do Brasil.
Paleoíndio: Os primeiros habitantes.
O Arcaico.
O Formativo
Resumo
O estudo da arqueologia é muito importante para que possamos compreender a estrutura, funcionamento e os processos de mudança de sociedades do passado ao decorrer do tempo, com estudos dos restos materiais produzidos e utilizados pelos indivíduos que compunham essas sociedades, sabemos que a arqueologia tem como foco buscar essas informações para que possamos entender mais sobre os nossos ancestrais.
De acordo com o autor no ano da chegada dos Portugueses, há estimativas que a população nativa chegava a mais de cinquenta e três milhões de pessoas, porém não existem números precisos é somente uma estimativa Denevan, 1992: xxviii. é certo afirmar que após a chegada dos europeus milhares de pessoas morreram sendo contaminadas com doenças após contato direto ou indireto, mais eram doenças que hoje são banais por causa do avanço da medicina, como gripe, sarampo, outras mais graves como tuberculose e varíola. As mortes ocorreram por que os índios não tinham imunidade para se proteger dos vírus, as áreas mais atingidas foram aquelas que ocupavam o litoral e abaixo do Amazonas.
Todas as informações oferecida pelo autor é de grande importância para que nós possamos entender um pouco dos acontecimentos ocorridos daquela época, podemos considerar que antes mesmo da colonização e da chegada dos Portugueses os habitantes daquele local já faziam utilização de alguns recursos feito manualmente. Acompanhando ao decorrer do texto percebemos que existia uma classificação cronológica de acordo com a evolução humana na verdade um