Estudo dirigido Rad. odontologica
1-Defina dente e como ele pode ser identificado. Dente é uma estrutura dura,móvel, saliente e esbranquiçada composta por polpa, dentina e esmalte que é implantada no maxilar e na mandíbula, com formas variadas, se dispõem, um ao lado do outro, formando as arcadas dentárias. É usado para cortar, prender e triturar alimentos. Um dente é identificado e descrito em função do tipo de dentição (primária ou secundária) e da sua posição na boca (proximidade com a linha mediana ou região anterior da boca).
2-Descreva o arranjo de uma dentição decídua e permanente com suas respectivas numerações.
Dentição decídua: Geralmente composta por oito dentes incisivos, quatro dentes caninos e oito dentes molares, totalizando um total de vinte dentes.
Dentição Permanente:Geralmente composta por oito dentes incisivos, quatro dentes caninos, oito dentes pré-molares e doze dentes molares, totalizando trinta e dois dentes.
3-Como está dividida a boca do paciente para o estudo radiográfico da arcada dentária.
A boca é dividida em quadrantes pelo plano sagital mediano, maxila (superior) e mandíbula (inferior).
Temos então os quadrantes superiores (direito e esquerdo) que correspondem aos dentes da maxila e os quadrantes inferiores (direito e esquerdo) que correspondem aos dentes da mandíbula.
4-Defina as principais faces do elemento dentário.
Face vestibular (bucal ou labial): É a face do dente voltada para a bochecha ou lábios.
Face lingual ou palatina: É a face do dente que está voltada para dentro. Próximo a língua, para os dentes da mandíbula, ou próxima ao palato para os dentes da maxila.
Face mesial: É a face anterior do dente.
Face distal: É a face posterior do dente, oposta a face mesial.
Face oclusal: É a face do dente que oclui com o correspondente. Corresponde à superfície superior dos dentes da mandíbula e inferior dos dentes da maxila (para os incisivos se emprega o termo face incisal).
Face cervical: É a face oposta a oclusal,