trabalho de biscoito cachorro
Crescimento econômico pode ser definido como o produto total de bens e serviços finais do país e é basicamente definido pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita, incluindo a soma dos produtos produzidos no país, o Produto Interno Bruto (PIB), e a receita líquida proveniente de transações internacionais. Para que possa haver crescimento econômico, o investimento privado é fundamental, que é incentivado pelos gastos públicos. Além do investimento, é necessário que haja fatores de produção como espaço, capital e trabalho disponíveis. Entre esses, o trabalho é o mais relevante, já que é ele quem produz capital. É essencial que o PIB do país seja maior que o crescimento da população para que haja crescimento econômico. Caso contrário, o crescimento entra em uma fase de recessão (PINHO e VASCONCELLOS).
É conveniente distinguir crescimento econômico de desenvolvimento econômico. Desenvolvimento econômico refere-se a aspectos relacionados com o bem-estar econômico e social de uma nação, visando à melhoria da qualidade de vida da população. Um desenvolvimento econômico de qualidade é aquele que visa a distribuir de forma justa e igual os frutos de sua produção, elevar o poder de compra do trabalhador, melhorar as condições de trabalho e vida e reduzir a pobreza. Para melhorar a qualidade de vida, é necessário algumas condições básicas, como, educação e saúde. Para que fosse possível medir o desenvolvimento econômico da um país foi criado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que utiliza como critérios o PIB per capita, mortalidade infantil, expectativa de vida e índices de escolaridade (alfabetização e taxa de matrícula) (PINHO e VASCONCELLOS).
Politica Econômica
Introdução
A politica econômica se baseia em um conjunto de medidas adotadas pelos governos com o objetivo de melhorar a situação econômica do país, através de reguladores como Banco Central e órgãos fiscais, os quais utilizam