TRABALHO DE BIOLOGIA
Vírus que Parasitam as Plantas
SÃO PAULO
2015
Introdução
Os vírus de plantas são agentes infecciosos microscópicos que atingem as plantas, podendo provocar viroses vegetais. Estes vírus parasitam as plantas, se multiplicam, podendo levá-las a morte. Estes vírus são altamente prejudiciais à agricultura, pois geram prejuízos com a morte de plantas ou tornando os frutos impróprios para o consumo. Grande parte dos vírus de plantas possuem RNA como material genético. Possuem a capacidade de causar, nas plantas, a diminuição do crescimento.
Vírus que parasitam as Plantas
Transmissão de vírus vegetais Os vírus de plantas são transmitidos, na natureza, principalmente por meio de enxertia, insetos vetores e contato membrânico. Existem casos de transmissão pelo grão de pólen por fungos do solo, por nematóides e por ácaros, mas são raros. Entretanto, para fins de considerações que os vírus podem ser disseminados a longas distâncias por meio de sementes (Mosaico Comum do Feijoeiro), Mosaico da Alface, TWV em tomateiro e órgãos de propagação vegetativa (mosaico e raquitismo da cana-de-açúcar, enrolamento da batatinha, etc.)
A transmissão por enxertia é o método mais aplicável, exigindo que o vírus se torne sistêmico. Assim se transmitem, nas condições naturais, por exemplo, os vírus da Tristeza, Exocorte e Xiloporose do Citrus. Experimentalmente, vírus comum a duas espécies vegetais que não se enxertam podem ser transmitidos por enxerto de Cuscuta SP, fanerógamo parasita.
A transmissão mecânica, muito utilizada em estudos de inoculação artificial, é um método muito importante para vírus como o TWV e o Mosaico das Cucurbitáceas que pelo simples contato do lavrador com uma planta doente com uma sadia pode transmitir o vírus.
A transmissão de vírus vegetais por insetos vetores é o método mais comum na natureza. Dentre os insetos vetores os Afídeos constituem o grupo mais numeroso, sendo