DESENVOLVIMENTO SUSTENT VEL SwissTech
555 palavras
3 páginas
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELA EPFL sempre teve um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável. Com a construção do Centro de Convenções de SwissTech, a EPFL levou este compromisso um passo adiante, incorporando energias renováveis da forma mais eficiente possível: água do Lago de Genebra e pilares geotérmicos que suportam a estrutura do edifício são utilizados para o aquecimento e arrefecimento; e painéis fotovoltaicos Grätzel na fachada ocidental do edifício produzem simultaneamente eletricidade e impede que o interior do centro se superaqueça.
1. Painéis fotovoltaicos
Na fachada ocidental, vidraças transparentes e coloridas realizam uma dupla função de proteção solar da fachada e produzir de eletricidade. É a primeira implementação em grande escala das células tingidas inventadas por Michael Grätzel, professor da EPFL e fabricadas pela Solaronix. As células produzem 2000 kWh por ano, enquanto impede que o interior do centro se superaqueça. No telhado, uma instalação tradicional irá completar o sistema com 250 kW de potência.
2. Luz Natural
Tanto para conforto do usuário como para economia energética, o STCC faz primeiramente uso da luz natural, mesmo no auditório que acomoda 3.000 pessoas. Dentro do hall de entrada, a fachada de vidro fotovoltaica ocidental com células tingidas reflete luzes coloridas. As luzes artificiais fazem uso das mais recentes tecnologias e novas performances energéticas.
3. Água do lago para aquecimento e arrefecimento
A EPFL é arrefecida e aquecida com água do Lago de Genebra, graças a uma rede de distribuição de água fria e quente, produzidas por bombas de calor. A ideia central do STCC, originalmente projetado pelo serviço de operação EPFL, foi explorar o calor da água utilizada para arrefecer os edifícios da EPFL para aquecer a STCC graças a uma bomba de calor. Esta utilização dos subprodutos da água de resfriamento da EPFL permite produzir calor no inverno e frio no verão. No final deste circuito de aquecimento e