TRABALHO DE BIOLOGIA
O que é Úlcera péptica?
A úlcera péptica é uma erosão no revestimento do estômago ou da primeira parte do intestino delgado, uma área chamada duodeno.
Se a úlcera péptica estiver localizada no estômago, ela será denominada úlcera gástrica.
Prevenção e tratamento
A úlcera péptica é uma disrupção das camadas da parede do estômago ou duodeno, frequentemente com a forma de cratera, em que o tecido conjuntivo e vasos sanguíneos estão expostos devido à destruição da mucosa. A erosão dos capilares sanguíneos pelo ácido leva às hemorragias, que se manifestam nos casos raros em que forem volumosas em fezes negras (melenas) devido ao sangue digerido. A cicatrização da úlcera progride juntamente com o alastramento da lesão, levando à fibrosação inflamatória da lesão.
Nos 2% da população que têm úlceras, é frequente os sintomas se concentrarem ou exacerbarem em determinados períodos do ano mas nos casos avançados não tratados são contínuos. O sintoma mais notável é a dor forte que surge geralmente na zona do estômago junto às costela e por vezes também do lado direito e nas costas. Essa dor chega a se tornar insuportável e constante, principalmente em períodos de estresse, sendo muito maior do que as identificadas numa dessas dores estomacais. Outros sintomas frequentes são a náusea, vómitos e saciedade após as refeições. Em alguns casos de úlcera gástrica o alívio da dor poderá vir apenas após vómitos constantemente repetidos, devido à estenose provocada pela fibrosação inflamação crônica (cicatrizações repetidas geram bandas fibrosas que inibem a passagem do bolo alimentar levam ao vômito)
Apendicite
A apendicite é uma inflamação do apêndice, que é um pequeno órgão localizado no lado direito do abdômen, que tem ligação direta com o intestino.
A apendicite aguda causa uma dor intensa no lado direito e inferior do abdômen e outros sintomas, como vômitos, febre e enjoos e, geralmente, ocorre devido à entrada de fezes no apêndice.