Trabalho de biologia
Quase toda energia elétrica produzida na Brasil, cerca de 97%, vem de usinas hidrelétricas, que é a forma de produção mais limpa, pois não polui o meio ambiente e é ecologicamente correta, por isso, de todas as formas de produção de energia em grande escala, a hidrelétrica é a única totalmente renovável.
Outro fator importante é o custo da produção, que possui o menor valor de kilowatt/hora dentre todas as outras formas de produção de energia elétrica.
As Usinas Hidrelétricas são constituídas de 2 partes. Na primeira, é a turbina que é movida pela água através de energia mecânica e na segunda o gerador que é o encarregado de transformar energia mecânica em energia elétrica.
Através de um duto a água sai do reservatório e chega até a casa de força, local onde se localizam as turbinas.As turbinas são responsáveis por transformar a energia mecânica, gerada por meio da rotação das pás em energia elétrica por meio de um gerador.
Após gerada, a energia elétrica é conduzida por cabos até a subestação elevadora, onde transformadores elevam o valor da tensão elétrica (voltagem). Assim, nesse nível de tensão, a eletricidade pode percorrer longas distâncias pelas linhas de transmissão, sustentadas por torres, até chegar nas proximidades de onde será consumida.
Antes disso, porém, a energia elétrica precisa ser reduzida na subestação abaixadora através de transformadores. Em seguida, ela percorre as linhas de distribuição, que podem ser subterrâneas ou, como é mais comum, aéreas. Finalmente, a energia elétrica é transformada novamente para os padrões de consumo local e chega às residências e outros estabelecimentos.
O consumo de energia elétrica depende da potência do aparelho utilizado e do tempo de utilização. Os aparelhos elétricos possuem diferentes potências, consumindo mais ou menos energia. Essa potência é expressa em watts (W) e deverá estar mencionada na placa de identificação afixada no próprio aparelho. É o medidor de energia