trabalho de biologia
Nº
Nome
Introdução
Neste trabalho vamos abordar dois temas bastantes interessantes um e a sistema linfático e o sistema excretor.
Falando do sistema linfático está a falar também da linfa que é um líquido claro, transparente, alcalino, amarelo claro ou opalescente, de sabor salgado, que é transportado pelos vasos linfáticos em sentido unidireccional e filtrado nos nódulos linfáticos.
O sistema linfático Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.
Sistema excretor o sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo e constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Excreção é o processo de eliminação de produto tóxicos do meio interno que constituem produtos de excreção, acido úrico, urina, o amoníaco, o dióxido de carbono, etc.
Sistema linfático
O sistema linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatório.
Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.
O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para protecção contra bactérias e vírus invasores.
O estudo do sistema linfático na sala de dissecação não é muito satisfatória porque a tenuidade das paredes dos vasos e seu pequeno tamanho fazem com que sejam indistinguíveis dos tecidos