trabalho de biologia
(Mamíferos).
Os mamíferos (do latim mamma
‘mama’; e femeros, ‘portador’).
São vertebrados que podem ser encontrados nos mais diversos tipos de hábitat. Supõe-se que os mamíferos, assim como as aves, originaram-se de répteis, há mais de 150 milhões de anos. A principal característica desse grupo é a presença de glândulas mamárias, desenvolvidas nas fêmeas e que produzem leite destinado à alimentação dos filhotes. Os mamíferos tem pele rica em queratina e coberta de pelos. Os pelos, anexos epidérmicos exclusivos dos animais dessa classe, têm a mesma função das penas das aves, isto é, contribuem para a manutenção da temperatura corpórea. As glândulas sebáceas e sudoríparas são exclusivas da pele dos mamíferos.
A respiração é pulmonar, existindo um músculo denominado diafragma, que separa o tórax do abdome. Os pulmões são dotados de grande superfície, garantindo uma eficiente absorção de gás oxigênio e contribuindo para a alta taxa metabólica verificada nesse grupo. Os mamíferos são geralmente animais vivíparos, ou seja, os filhotes se desenvolvem dentro do corpo materno e dele recebem alimento. Durante o desenvolvimento embrionário, na maioria dos mamíferos, forma-se a placenta.
A circulação é fechada, dupla e completa. O coração possui quatro câmaras: Dois átrios e dois ventrículos. A artéria aorta, ao sair do coração, encurva-se para o lado esquerdo do corpo. As hemácias são anucleadas, característica exclusiva dos mamíferos, e tem forma de disco bicôncavo.
Ordens dos mamíferos
Ordem: Monotremados.
Caractéristicas: Ovíparos, glândulas mamárias sem mamilos.
Exemplos: Ornitorrinco, equidna.
Ordem: Marsupiais.
Caractéristicas: Portadores de marsúpio(bolsa), onde situa-se as glândulas mamárias. Exemplos: Canguru, gambá.
Ordem: Cetáceos.
Características: Marinhos, adultos sem pelos.
Exemplos: Baleia, Cachalote, golfinho.
Ordem: Sirênios.
Características: Aquáticos, herbívoros, poucos pelos. Exemplos: