TEORIA HUMANISTA
Teoria Humanista
Carl Rogers (1902-1987) abordou o tema humanismo e ressaltou que estamos em um processo de aprendizado continuo que remete aos nossos interesses, onde existem fatores interligados que irão fazer a diferença nos resultados. Carl apresentou uma teoria não-diretiva - o professor dá o caminho para que o aluno aprenda:
Educação
Família
Gestão
Praticas medicas
Profissão jurídica
Aconselhamento pastoral
Trabalho nas comunidades
Avaliação
O próprio indivíduo, autoconhecedor de suas experiências, tem o direito de se julgar.
Para o aluno, assumir as formas de controle de sua aprendizagem, definindo e aplicando critérios até onde seus objetivos estão sendo alcançados. As relações neste caso são as Eu-Tu, que é uma relação onde há reciprocidade de ambos os lados.
1 / 2 ANA
3 / 4 / 5 AIMEÉ
6 / 7 / 8 TALITA
9 / 10 / 11 AMANDA
12 ANA
Aimeé
Abraham Maslow (1908-1970) contribuiu com a psicologia humanista dando enfoque na psicanálise em seu determinismo, e enfoque na metodologia cientifica, pelo behaviorismo. O humanismo é um aglomerado de teorias que dão ênfase a pirâmide de necessidades de Maslow.
A pirâmide de Maslow tem como base nossas necessidades fisiológicas, tudo que engloba as necessidades do corpo humano, e as necessidades psicológicas, que abrange a segurança – estabilidade – relacionamentos, estima e por fim, realização pessoal. Esta ultima só adquirida ao estar realizado com as outras bases da pirâmide.
O conhecimento do indivíduo é reconhecido como grande importância para o capital humano. Porém, de forma comunitária. É dada ênfase ao processo de desenvolvimento do conhecimento humano de forma a ser compartilhado com o meio em que está inserido.
O professor não transmite o conteúdo, mas sim, auxilia em sua aprendizagem. As próprias experiências indicam o ensino, o professor é um meio onde se cria condições favoráveis para o aprendizado.
Talita
Homem
O homem é um projeto continuo que jamais terá fim, ou seja,