Trabalho De Hist Ria A Cultura Humanista Do Renascimento
LUANA OLIVEIRA SILVA
A CULTURA HUMANISTA DO RENASCIMENTO
GUARUJÁ / SP
2015
A CULTURA HUMANISTA DO RENASCIMENTO
Enquanto o Renascimento cultural, artístico e cientifico aconteceu na Itália, no século XlV, o Humanismo conseguiu destaque entre os pensadores renascentista, especialmente quando se caracterizou como um movimento intelectual que mostrou suas intenções para as obras filosóficas, literárias e cientificas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
À vontade pela Antiguidade Clássica não demonstrou interesse de retornar ao passado. Os medievais tinham a consciência de habituavam e tinham outros valores sociais e culturais, então, eram medievais diferentes dos da Antiguidade Clássica. A Revalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era precisa para a adaptação do novo contexto histórico.
À volta ás obras dos pensadores clássicos começou com a Filosofia Escolástica. São Tómas de Aquino (1225-1274) foi o principal representante dessa corrente filosófica, filósofo e teólogo da Igreja Católica; Ele acreditava que a razão como outro seguimento á Deus. A Escolástica readaptou os ensinamentos do filosofo grego Aristóteles à religião. A ideologia do filósofo foi utilizada para salientar e explicar os ensinamentos da religião por entre os conceitos e princípios lógicos.
Os pensadores e intelectuais humanistas às vezes são confundidos com antirreligiosos, entretanto não pode acontecer esse engano de entendimento, visto que os humanistas desejavam manter uma relação com Deus e com o mundo natural. A procura humana seria ilustre, o homem racionalizaria através dos seus conceitos a investigação dos diferentes fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos.
Pelo Humanismo, passou a ser visto o homem com a semelhança e imagem do seu criador Deus, tornando- se medida de todas as coisas. Os humanistas quebraram com o teocentrismo ( a ideia de que Deus era o centro do todo o universo e de toda a vida