Trabalho De Biologia
Trabalho de Biologia
Peroxissomos/Vacúolo/Clorolasto
ALUNO:PEDRO FELIPE BRAGA N 33 1 C
Peroxissomos:
Composição Quimica:
Os perixossomos são recobertos por uma membrana lipoprotéica.
A peroxidase degrada as moléculas de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que se formam como resultado do metabolismo (funcionamento) celular.
Os peroxissomos revelam-se nas células vegetais, nos fungos e nos animais
Função:
O peróxido de hidrogênio pode ser muito tóxico para a célula porque pode levar a produção de radicais livres. Estes radicais são capazes de danificar as células, atuando, por exemplo, sobre o DNA e outras moléculas.
Glioxissomos
Em vegetais, as células das folhas e das sementes em germinação possuem peroxissomos especiais, conhecidos como glioxissomos. Nas células das folhas, essas estruturas atuam em algumas reações do processo de fotossíntese, relacionadas à fixação do gás carbônico. Nas sementes, essas organelas são importantes na transformação de ácidos graxos em substâncias de menor tamanho, que acabarão sendo convertidas em glicose e utilizadas pelo embrião em germinação.
Os vacúolos
Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. Em células vegetais jovens observam-se algumas dessas regiões, formando pequenos vacúolos isolados um do outro. Mas, à medida que a célula atinge a fase adulta, esses pequenos vacúolos se fundem, formando-se um único, grande e central, com ramificações que lembram sua origem reticular. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma a ficar comprimido e restrito à porção periférica da célula. Além disso, a função do vacúolo é regular as trocas de água que ocorrem na osmose.
Vacúolo digestivo
São próprios das células do tipo fagocitárias e se associam à atuação das enzimas lisossômicas, promovendo a formação de outros vacúolos, sendo estes, vacúolos primários e vacúolos secundários, ou até mesmo, vacúolos digestivos e