Trabalho De Biologia
Boca:
A boca é a porta de entrada para os alimentos, é nesta estrutura que estão localizados os dentes e a língua, além de ser o local de recepção da saliva produzida pelas glândulas salivares.
Faringe:
Faringe é a região de confluência do sistema digestório e respiratório, portanto cabe a ela a atividade de direcionamento do circuito, ou seja, ela que direcionará o alimento para o esôfago e o ar para a traquéia. Essa incrível atividade é decorrente de uma estrutura presente nessa região, a epiglote.
Esôfago:
Esôfago é uma grande estrutura muscular responsável unicamente pelo transporte do alimento da faringe até o estômago.
O esôfago é dividido em três partes: terço superior (predomínio de musculatura estriada esquelética), terço médio (mistura de musculatura estriada esquelética e lisa) e terço inferior (predomínio de musculatura lisa). Um fato interessante é que mesmo os terços superior e médio contendo musculatura estriada esquelética, suas contrações são involuntárias.
Outro fato importante é que a contração do esôfago (peristaltismo) é orientada da faringe para o estômago. Sendo assim, mesmo na ausência de gravidade ou de “ponta-cabeça” o alimento ainda continuará indo da faringe para o estômago.
Estômago:
O estômago é o órgão onde iniciará o processo de digestão das proteínas. As enzimas gástricas tem um bom funcionamento em pH ácido, logo nessa região tem uma redução do pH= 7,0 para o 2,0.
Podemos tabelar o conteúdo do estômago e sua, respectiva, função como fizemos na boca. Dessa forma teremos: Composição do estomago e suas respectivas funções
Composição da secreção gástrica
Função
Mucinas
Proteção da mucosa gástrica e antiinflamatória natural
Pepsinogênio (precursor da pepsina)
Digestão de proteínas
Lipases
Enzimas de baixa eficiência que iniciam a digestão de lipídeos
HCl
Redução do pH para o bom funcionamento enzimático, desnaturação das proteínas (facilidade de digestão) e bactericida
Questão 12
Anatomia do coração humano
O coração