CONTABILIDADE
ORIGEM
A CONTABILIDADE TEVE ORIGEM EM TEMPOS REMOTOS, DESDE O PRINCÍPIO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA QUANDO O HOMEM OBSERVOU QUE ERA PRECISO CONTROLAR, ADMINISTRAR E PRESERVAR SEUS BENS E QUE PODERIA, ATRAVÉS DESSE CONTROLE, OBTER LUCROS E FOI ATRAVÉS DESTA NECESSIDADE QUE SURGIU A CONTABILIDADE.
CONTABILIDADE(ENTENDIMENTO)
CAMPO DE ATUAÇAO
O campo de aplicação da Contabilidade consiste no ramo de estudo dos contabilistas, ou seja, no que eles trabalham. Com efeito, tal campo de atuação se traduz nas entidades econômico-administrativas como um todo.
Podemos entender essas entidades como sendo as organizações dotadas de patrimônio, geridas por ação administrativa em relação à atividade de pessoas (físicas ou jurídicas), e que apresentam um fim determinado.
Com relação ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser classificadas como sendo:
a) Entidades com fins econômicos: chamadas empresas, visam lucro, a fim de preservar e aumentar seu patrimônio próprio (empresas comerciais, indústrias, etc.); b) Entidades com fins socioeconômicos: são chamadas de instituições, visam reverter seus resultados em benefício de seus integrantes (associações, sindicatos etc.); c) Entidades com fins sociais: não têm fins lucrativos, se destinam a um fim em prol do interesse coletivo (Entes Federados, ONG’s, etc.).
OBJETO
Define-se como objeto da Contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, O PATRIMÔNIO das entidades econômico-administrativas; ou, como tais, as aziendas. Como patrimônio, entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades.
OBJETIVO
Como consequência da definição de Contabilidade, observamos claramente que seu objetivo é permitir o controle e o estudo do patrimônio das entidades econômico-administrativas.
USUARIOS
São todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da entidade. Podemos citar como exemplo de tais pessoas: os administradores,