Trabalho de Biologia
Os animais pertencentes ao Filo Platyhelminthes são chamados de platelmintos, e formam um grupo de vermes de corpo achatado, em forma de fita. Esse grupo pode ser encontrado tanto em meio aquático (marinho ou água doce) como terrestre úmido, o que já é uma inovação quando comparamos com os filos anteriores, Porifera e Cnidaria, que são estritamente aquáticos.
Os indivíduos do Filo Platyhelminthes pertencem a três classes: Classe Turbellaria: A maioria desses animais é aquática. De vida livre, possuem pele rica em glândulas que secretam muco, e coberta por cílios na região ventral. Seus representantes, as planárias, possuem sistema digestório incompleto, sistema excretor e sistema nervoso com dois gânglios cerebrais ligados a dois cordões nervosos. Sua respiração é cutânea.
Classe Trematoda: Essa classe é representada por parasitas externos (ectoparasitas) ou internos (endoparasitas). Com corpo revestido por cutícula resistente, alguns são ainda dotados de ganchos e/ou ventosas, auxiliando em sua fixação no corpo do hospedeiro.
Classe Cestoda: Nessa classe também temos platelmintos endoparasitas. Eles geralmente se alojam no intestino. Por este motivo, muitos deles não possuem sistema digestório, alimentando-se a partir da absorção de nutrientes digeridos pelo hospedeiro. Por ser encontrado, na maioria das vezes, somente um indivíduo parasitando um único organismo, os cestódeos são popularmente chamados de solitárias.
Doenças causadas por platelmintos
Esquistossomose Teníase é a doença causada por ténias Cisticercose
Os platelmintos possuem três camadas de células: endoderme,