trabalho de biologia
O sistema nervoso,juntamente com o sistema endócrino, capacita o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais.
Homeostase e homeostasia (hemeo = igual; stasis= ficar parado) é a propriedade de um sistema aberto, em seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. O sistema nervoso origina-se de um espessamento do ectoderma situado acima da notocorda, denominado placa neural. A placa neural cresce e surge um sulco longitudinal, o sulco neural ao lado aparecem as duas pregas neurais, que se unem para formar o tubo neural.
O encéfalo primitivo, ou arquncéfalo, dá origem às três vesículas encefálicas primárias, denominadas prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo dá origem ao telencéfalo e ao diencéfalo. O mesancéfalo continua com a mesma denominação, e o rombencéfalo origina o metencéfalo e o mielencéfelo. O metencéfelo origina o cerebelo e a ponte. O mielencéfelo origina o bulbo.
O sistema nervoso está dividido em sistema nervoso central, que inclui o encéfalo e a medula espinal, e os sistema nervoso periférico, que inclui os nervos cranianos que se originam no encéfalo e os nervos espinais que se formam a da medula espinal. No sistema nervoso diferenciam-se 2 linhagens celulares: os neurônios e as células da glia ou da neuroglia.
O corpo celular é o centro metabólico do neurônio e contém o núcleo e o citoplasma. O núcleo contém nucleoplasma, cromatina, um nucléolo proeminente e, apenas no sexo feminino, um satélite nucleolar. O citoplasma contém as organelas celulares usuais, como mitocôndrias, aparelho de Golgi e lisossomos.