Trabalho de Biologia
Poluição do ar e Terremotos
Quando um único ecossistema se desequilibra, rompe-se todo o equilíbrio do planeta. As sucessivas agressões ambientais praticadas pelo ser humano colocam o planeta em brutal desequilíbrio e sob séria ameaça. Desde a origem da vida até os dias de hoje, nenhuma outra espécie interferiu tanto nos destinos da Terra. A humanidade é a única que pode sonhar, planejar e executar um mundo equilibrado ou não.
Direcionaremos o olhar a exemplo de desequilíbrio que está bem próximo de nós. A poluição atmosférica ocorre quando existe a liberação de substâncias no ar que, por sua forma ou quantidade, prejudicam a vida. Essa poluição é causada pelo aumento de gás carbônico na atmosfera, pela introdução de partículas que ficam em suspensão e pela liberação de gases poluentes como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e hidrocarbonetos.
Com o aumento populacional é crescente a utilização de automóveis e tecnologias poluidoras. No caso do automóvel, a queima do combustível com combustão completa resulta na produção de dióxido de carbono (CO₂) e a combustão incompleta produz monóxido de carbono (CO). Esses gases são bastante perigosos, pois acabam se misturando ao ar e por serem inodoros são inalados sem percepção. O perigo dessas substâncias está no fato de que, quando inspiradas, associam-se a hemoglobina das células e podem provocar asfixia, comprometendo a vida.
As combustões incompletas podem gerar também hidrocarbonetos gasosos e óxidos de nitrogênio, gases que se combinam com outros presentes na atmosfera e produzem substâncias mais tóxicas ao ser humano: ozônio e nitrato peroxiacetílico.
As indústrias têm uma importante contribuição na poluição do ar, afinal é nesse ambiente que os poluentes são emitidos com maior frequência e quantidade. A queima de florestas, derivados de combustíveis fósseis e carvão mineral liberam produtos tóxicos como o dióxido de enxofre e dióxido de